Diógenes Moura representa monólogo na abertura do A Gosto da Fotografia

Diógenes Moura, curador do A Gosto da Fotografia, encenou o monólogo Eu, Quem? Um Retrato em Preto e Branco na abertura do festival, ontem (dia 29 de julho), na sede da Oi Kabum! Salvador (Terreiro de Jesus/Pelourinho). Escritor, editor e curador de Fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Moura propôs uma dramaturgia a partir de imagens de fotógrafos brasileiros e africanos, como Andre Cypriano, Abdou Fari Faye, Elliot Erwitt, Samuel Fosso, David Goldblatt e Bauer Sá. Ao todo foram doze fotógrafos, cuja subjetividade, ilustraram as palavras de Diógenes, que trabalha com a filosofia da imagem para falar sobre a relação da fotografia com a literatura.

Para Diógenes, a expectativa é sempre de uma continuidade do festival. “O que acontece de mais novo, mais fresco, no mundo está no Brasil e cabe ao curador interpretar isso e trazer para o público”, afirmou Moura, após o monólogo.

“É um momento bom para a fotografia a realização do A Gosto”, diz a coordenadora geral da Oi Kabum! Salvador, Isabel Gouvêa. “O evento é um catalisador nos principais museus e centros culturais da cidade e envolver jovens nessa rica programação é uma excelente oportunidade”, completou.

Duas mostras de imagens produzidas pelos alunos da escola de arte e tecnologia foram abertas ontem. Em Caymmi na Lata, os jovens apresentam uma coletânea que mistura o pinhole com intervenções gráficas e tipografia para homenagear o mestre Dorival Caymmi. E Olha aí o Pelô traz novos olhares e recortes, revelando os tantos tesouros desconhecidos e às vezes ignorados por boa parte da cidade

Andréia Conceição é um dos jovens que está expondo na sede da Oi Kabum! Salvador. Ela fez fotos para Caymmi na Lata e não escondia a felicidade em ver o seu trabalho exposto. Hoje, aos 20 anos, ela é jovem educadora, auxiliando na formação da escola.

Já Pedro Segundo Filho, 17, que estuda Fotografia e Design Gráfico na Oi Kabum! fez fotos da procissão de Santa Bárbara, que foram expostas no Olha aí o Pelô. “Quero seguir a carreira de fotografo e designer”, diz o estudante que vai prestar vestibular este ano para Design Gráfico.

Um dos mais representativos festivais de fotografia no Brasil, o A Gosto da Fotografia chega ao sexto ano com uma programação de exposições, palestras, filmes e oficinas nos principais museus e culturais da capital baiana. O projeto realizado pelo Instituto Casa da Photographia, de Salvador, em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo e patrocinado pela Oi, Funarte e Fazcultura, programa desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e com apoio da Oi Futuro, tem como destaque uma grande leitura nas obras dos fotógrafos Thomaz Farkas e Boris Kossoy.

Serviço:

O quê: A Gosto da Fotografia

Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia, Galeria Solar Ferrão, Museu da Casa da Misericórdia da Bahia,Museu de Arte da Bahia Oi Kabum! Salvador e Casa-Museu Solar de Santo Antônio.

Quando: Abertura 29 de julho de 2010, às 19h, até 03/10

Entrada Gratuita

Serviço:

O quê: A Gosto da Fotografia

Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia, Galeria Solar Ferrão, Museu da Casa da Misericórdia da Bahia,Museu de Arte da Bahia Oi Kabum! Salvador e Casa-Museu Solar de Santo Antônio.

Quando: Abertura 29 de julho de 2010, às 19h, até 03/10

Entrada Gratuita. Fotos Shirley Stolze

Noite de abertura


Festival inicia programação na Oi Kabum! Salvador

O A Gosto da Fotografia chega ao sexto ano com uma programação de exposições, palestras, filmes e oficinas nos principais museus e espaços culturais da capital baiana. O projeto é realizado pelo Instituto Casa da Photographia de Salvador em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo e patrocinado pela Oi e através do Fazcultura, programa desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e pela Funarte atravéz do Edital de Apoio a Festivais de Fotografia.

O festival inicia no dia 29 de julho, às 19h, na sede da Oi Kabum! Salvador (Terreiro de Jesus/Pelourinho) com a abertura das mostras Caymmi na Lata e Olha aí o Pelô, com imagens produzidas pelos alunos da escola de arte e tecnologia, e a apresentação do monólogo Eu, Quem? Um Retrato em Preto e Branco feito pelo curador do A Gosto da Fotografia Diógenes Moura, também escritor, editor e curador de Fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Anúncios