Fotografia de Rua, oficina

30 de abril de 2016 . Sábados das 9 às 12h . 20hs

A rua sempre foi e será o mais importante dos atelier dos fotógrafos.

Na rua o olhar é educado ao inesperado, ao inusitado, ao momento decisivo.

Neste novo curso do Instituto Casa da Photographia, a ser iniciado no dia 30 de abril de 2016, o aluno será seduzido pelo um dos métodos de se fotografar mais surpreendente, não por ser responsável por uma imagem alardeante, mas por nos fazer pensar ao ser vista.

Undated, New York, NY

Vivian Maier, New York, NY

Tendo como método de trabalho, o estudo da obra e do percurso de fotógrafos clássicos como Robert Doisneau [14/04/12*1/04/94], Frances que trabalhou de maneira marcante com a fotografia produzida na rua. É dele a frase celebre onde afirma que “nenhum diretor, por melhor que seja, poderá organizar o que ocorre na rua. Seguindo os estudos entre outros nomes, chegaremos ao trabalho da fotografa de rua Russa Maria Plotnikova [1984], responsável por o que podemos chamar imagens despretensiosas, construídas á partir de cenas fluidas compostas de sensações que foge ao nosso olhar.

Serão aulas teóricas [3 horas cada dia] tendo como método e análise das obras dos fotógrafos estudados, além da leitura de textos de referencia dentro da temática proposta.

1_Plotnikova_Maria_Sao_Paulo-Pride_2014

Maria Plotnikova, Sao Paulo, Brazil, 2014

O aluno será conduzido à produção de um projeto orientado, de 20 imagens tendo como referência um dos fotógrafos apresentados, organizado tanto em preto e branco como colorido, em saídas nas ruas de Salvador ou por outro se assim ele escolher.

Será necessário que o aluno tenha conhecimento intermediário ou avançado em fotografia.

Foto RUA_Foto

 

 


 

Realização: Instituto Casa da Photographia

Orientação: Marcelo Reis
Bibliografia entregue no dia da aula, ou baixe Programa de aula.
Fotografia:  Maria Plotnikova

Início: 30 de abril de 2016 . Sábados das 9 às 12h . 20hs

Investimento: R$ 550,00