Fotografia básica digital com 24 horas

“Fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração”
Henri Cartier-Bresson

CARDprofPeterson

APRESENTAÇÃO

Com o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação e com a massificação das redes sociais no Brasil, o que podemos observar é uma sociedade imersa cotidianamente no mundo da imagem, seja como produtor, seja como consumidor, seja como espectador desse universo imagético. A fotografia tem um papel preponderante nessas novas/velhas formas de comunicação. Mas até que ponto realmente existe diálogo nessa enxurrada de fotografias? Será que produzimos uma narrativa própria ou compartilhamos imagens soltas no tempo/espaço? Será que uma produção massiva e industrial de fotografias reflete eticamente quem somos ou apenas nos escondemos por detrás destas imagens? A proposta deste curso – introdução à fotografia básica digitalé bater um papo sobre estas e outras questões que envolvem a sociedade contemporânea do conhecimento.

Não podemos negar, na contemporaneidade, as diversas forma de leituras e da construção de novas configurações de diálogos, que vão além da palavra escrita. A imagem é um forte instrumento de leitura e interpretação do mundo. Para Sontag (1986), “ a fotografia é um fenômeno que ocupa lugar central na cultura contemporânea.” Desde 1839, marco de sua criação, até os dias de hoje, a arte fotográfica vem ganhando espaço na maneira de construirmos uma narrativa de mundo própria e identitária. Antes, apenas como elemento documental de registro da realidade. A educação e a arte fotográfica devem estabelecer um diálogo de proximidades metodológicas nas etapas do ensino e da aprendizagem, devem ir além da complementação textual, devem provocar pesquisa, produção, regionalização e criticidade dos conteúdos. A imagem deve ser compreendida como instrumento dialógico crítico no tempo e no lugar, problematizando e contextualizando as relações que se estabelecem no espaço geográfico e suas implicações.

A proposta deste curso de é fomentar uma discussão sobre introdução ao mundo da fotografia básica digital, tendo como ênfase a fotografia como objeto educacional, ampliando a sua noção de registro e ilustração, estimulando uma leitura crítica e autônoma do mundo.

maos

PÚBLICO ALVO/ PERFIL

Nosso curso introdução à fotografia básica digital é direcionado tanto para quem pretende fazer da fotografia um hobby, para quem deseja ter a fotografia como profissão, para quem deseja ter a fotografia como estilo de vida, quanto para quem tem como objetivo ampliar sua qualificação profissional. A fotografia é um elemento essencial na construção e interpretação de mundo, ela nos possibilita ampliar nossa compreensão social e cultural, mais crítica e contextualizada.

OBJETIVOS

A proposta deste curso de curta duração é fomentar uma discussão sobre introdução à fotografia básica digital com objeto teórico/prático, ampliando a sua noção de registro e ilustração, estimulando uma leitura crítica e autônoma do mundo, a partir das seguintes questões:
• Refletir sobre sobre o desenvolvimento da fotografia e a sua expressão imagética na leitura de mundo;
• Realizar pesquisas relacionadas às possibilidades técnicas do fazer fotográficos e seus suportes;
• Entender a arte fotográfica como instrumento metodológico na produção de narrativas visuais próprias e identitárias.

garoto

PROCESSO METODOLÓGICO

O processo será de livre construção do saber, baseado no processo dialógico e colaborativo, onde o cursista estrutura a sua dinâmica de acordo com suas necessidades e disponibilidade.

Os conteúdos serão trabalhados em 2 encontros presenciais (parte teórica/leitura e interpretação de imagens) totalizando 8h e uma saída fotográfica de 4h, a ser definido de forma colaborativa, além da produção de um ensaio fotográfico a ser acompanhado na modalidade a distância em 8h. O curso introdução à fotografia básica digital terá carga horária de 24h.

AVALIAÇÃO

A avaliação é processual, ou seja, as mediações permearão todo o fazer pedagógico de maneira participativa e colaborativa. Propõe-se ainda a construção de um projeto fotográfico (ensaio com tema livre) individual a ser compartilhado ao final do curso.

Índia Pankararé

INFORMAÇÕES GERAIS

Veja o programa do Curso de Introdução à Fotografia

Período – de 04 até 25 de julho 
Total de horas –  24h
Encontros – Terças e quintas das 09h as 12h / aulas campo 08 e 15/07 das 09h as 12h
Professor: Peterson Azevedo
Contato: (71) 9 9965 – 1185 – Peterson // 71.3013-8816 – Viviane
Investimento: R$ 430,00 (a vista) ou R$ 450,00 cartão/cheques.

Apenas 15 vagas.

*O formador reserva-se o direito de alterar sua programação a depender do número mínimo de alunos matriculados.