São dois irmãos*
Comigo é assim, só emoção.
Gosto de observar pessoas, atitudes, posturas, ações, às vezes num simples olhar imagino o mundo onde vive aquela pessoa.
Como médica, observar faz parte do processo anterior ao diagnóstico, porque o corpo fala mais que o que foi expresso pela voz. Quando fotografo pessoas o que mais me chama atenção na maioria das vezes é a expressão do sentimento.
Em São Gonçalo dos Campos, localizado a 108 km de Salvador, no sítio Nova Palmeira, de minha propriedade, rodeados de plantas e animais cresceram estes dois, cuidados pelos pais. Gêmeos, dezessete anos de idade, Marco Antônio e Mário Vitor. Emociona a cumplicidade entre eles. Dividem os problemas e suas soluções. Difícil encontrar um, sem ter o outro por perto.
Tentei capturar esta ligação entre eles. Após acompanhá-los por dezessete anos, hoje reúno imagens feitas em momentos diversos. Por ter estado próxima a esta família todos estes anos, há uma relação de respeito e confiança. Assim, nestas fotos, exponho a minha emoção.
Jane Vasconcelos foi aluna do Instituto Casa da Photographia, *ensaio produzido como resultado do curso Entre o óbvio e o obtuso.




















