Quem somos

marca-casadaphotographia-20-anos

Criada em 1997, por Marcelo Reis, o Instituto Casa da Photographia atua como Curso Livre* técnicos e conceituais, possui espaço para pesquisas e promove caminhadas fotográficas por várias cidades do recôncavo e demais regiões do estado da Bahia, além de divulgar projetos e trabalhos de novos talentos contando também com o apoio de fotógrafos veteranos.

A partir do ano de 2001 foram firmadas parcerias com diversas empresas e instituições públicas a fim de viabilizar diversos projetos de fotografia.

Hoje o Instituto Casa da Photographia mantém parceria com importantes instituições na realização de um dos maiores festivais o A GOSTO DA FOTOGRAFIA que reúne grandes nomes da fotografia nos principais museus e galerias da cidade de Salvador.

Nossa MISSÃO

Trabalhar de forma incansável pelo crescimento da fotografia, promovendo o desenvolvimento da educação através do olhar.

Nossa VISÃO

Tornar Salvador um dos polos participantes das discussões e produções internacionais da fotografia.

O Instituto Casa da Photographia é filiado a REDE DE PRODUTORES CULTURAIS DE FOTOGRAFIA DO BRASIL.

Saiba mais sobre nossos serviços de Cobertura Fotográfica de Eventos

cropped-marca-marcelo-20-anosmenor1

___________________________________________________________________________________

ENSINO LIVRE – AUTORIZAÇÃO E VALIDADE DE CURSOS Conforme a lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados `livres` não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente. A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis. Os Cursos livres não dependem de registro ou autorização do MEC ou do CEE e são para fins culturais, conhecimentos e curriculares.

São à distância, onde o aluno recebe uma apostila via correio ou E-mail. Estuda, aprende, tira as dúvidas com um professor / instrutor por telefone, e-mail ou “messenger” e ao final recebe o certificado. Sendo adicional e opcional, o histórico, o conteúdo de disciplinas e outros documentos. O Art 42 da Lei nº 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e Lei nº 11.741/08 trataram da Educação Profissional, como Educação Profissional. É uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior. Tendo referência no Decreto Federal nº 2.494/98 e Decreto nº 2.208/97. Independem de autorização dos órgãos de educação para serem oferecidos.

Definição de Cursos Livres além das modalidades de ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, a legislação brasileira regulamentou a categoria `Curso Livre,` que atende a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, ex: informática, atendimento, secretariado, webdesign, segurança, idiomas, culinária, corte & costura, estética, beleza, etc.

As escolas que oferecem estes tipos de cursos têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a lei nº 9394/96 e Decreto nº 2.208/97. Cooperativas e profissionais autônomos também podem ministrar tais cursos e emitir certificado. Não há um limite determinado para a carga horária, podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração.