A LUZ COMO METÁFORA

A Luz como metáfora,

workshop com Gustavo Minas e Gabriel Cabral 

Esse workshop organizado pelo Instituto Casa da Photographia, dentro da programação de atividades especiais, propõe 4 dias de imersão na fotografia de rua clássica e contemporânea, aliando uma base teórica com a prática durante a Festa de Yemanjá em Salvador, uma das maiores celebrações populares no país.

Em dois encontros anteriores à festa, será apresentado um amplo panorama da fotografia de rua. Também será proposto um estudo sobre trabalhos de fotógrafos que se dedicaram a registrar suas experiências pessoais em ritos, cerimônias e religiosidade. 

Parte desse conjunto de referências é apresentado em um mural, ou caleidoscópio de imagens, que mapeia as diferentes linguagens, temáticas e técnicas e seus autores. Também serão usados fotolivros e projeções. Os participantes também devem trazer suas fotografias, que ampliarão o mural, gerando novas discussões e sugerindo caminhos.

No domingo (2), fotografaremos a Festa e seus arredores em dois turnos – de madrugada, a partir das 4h30 da manhã, e à tarde, a partir das 16h30.

Na segunda-feira (3), no último encontro, serão analisados os trabalhos realizados por todos durante a Festa de Yemanjá. 

……………………………………………………………………………………………………….. Programa de aulas

Sexta: (31/01):  18h30/22h30  

– Apresentação e discussão de objetivos da turma; 

– Apresentação dos instrutores e seus trabalhos;
Sábado (1/2): 9h30-16h30
– Apresentação e mapeamento de referências de fotografia de rua clássica, moderna e contemporânea, por meio de fotos impressas e fotolivros;
– Panorama de referências de trabalhos pessoais focados em ritos, cerimônias e religiosidade, por meio de projeção;
– Almoço (1h);
– Análise de trabalhos prévios dos alunos (5 fotos cada).
Domingo (2/2): 4h30-9h30 e 16h30-18h30
– Prática coletiva de fotografia de rua durante a Festa de Yemanjá.
Segunda (3/2): 18h30/22h30
– Análise coletiva sobre as fotos feitas no domingo.

……………………………………………………………………………………………………………………… Mini bios:

Gustavo Minas nasceu em Cássia (MG) em 1981. É formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (PR) e estudou história e linguagem da fotografia com Carlos Moreira, além de oficinas com os fotógrafos Gueorgui Pinkhassov e Nikos Economopoulos, da Magnum. Desde 2009, se dedica a fotografar o dia a dia das cidades por onde passa. Em 2017, sua série “Rodoviária” foi vencedora do prêmio POY LATAM na categoria “O Futuro das Cidades”, além de ter sido finalista do Prêmio Conrado Wessel e de ter sido exposta no Centro de Fotografía de Montevideo em 2018. Em 2019, lançou seu primeiro livro, “Maximum Shadow Minimal Light” (Edition Lammerhuber), e teve o trabalho exposto na galeria Freelens em Hamburgo (Alemanha).

Site: http://gustavominas.com
Instagram: @gustavominas

Gabriel Cabral, fotógrafo paulistano, é Bacharel em Fotografia pelo SENAC-SP e estudou cinema na Escola São Paulo. Desde 2010, além de ministrar cursos relacionados a imagem, produz séries autorais e trabalhos comerciais de fotografia e audiovisual. Em 2016, com o coletivo selvaSP, compôs a exposição “Selvageria”, no MIS-SP. No mesmo ano participou da mostra coletiva “Existimos”, na galeria Quarto Amado. Faz parte do Sô Fotocoletivo e co-fluir, que em Novembro de 2018 realizou a segunda edição do seu Encontro de Fotografia, em Belo Horizonte.

Site: https://www.gabrielcabral.com.br/

Instagram: @gabrielcabral.com.br

31 de janeiro até 03 de fevereiro de 2020, 20 horas/aulas 

3X de R$ 169,00 (cartão), ou R$ 450 via crédito bancário no Banco do Brasil.

mais informações whatsApp: 71.98353.8899