NARRATIVA DO OLHAR

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Narrativa do olhar, Orientação: Marcelo Reis*
Horas de Aulas: 30

Aulas remotas: Terças e quintas, das 19h às 22s

De 23 de fevereiro até 25 de março de 2021, das 19 até as 22hs, via plataforma Skype.
Workshop* tem como proposta, oferecer os alunos a desenvolverem através de estratégias técnicas e conceituais, um Projeto Autoral ou Ensaio Pessoal, bem como a colocá-lo em contato com as diversas problemáticas da fotografia contemporânea.

Através de estudos teóricos sobre a metodologia de trabalhos de alguns importantes fotógrafos ensaístas nacionais e estrangeiros, e aplicações práticas, além de participações em conferências remotas durante o programa de aula com fotógrafos convidados.

Elaborar para o final do curso, um ensaio fotográfico com 20 imagens e texto de apresentação, do qual será́ transformado em uma exposição individual ou coletiva de peguemos grupos a ser exibidas em Salvador ao longo do semestre ou ano seguinte [pós pandemia].

“A teoria da fotografia se ensina um uma hora, as primeiras noções da prática em um dia. O que não se ensina é o sentimento da luz – é a apreciação artística dos efeitos produzidos pelos dias diferentes e combinados, é a aplicação de tais ou tais efeitos segundo a natureza das fisionomias que como artista você deve produzir.
O que se ensina ainda menos, é a inteligência moral do seu tema, – é esse tato que coloca você em comunicação com o modelo, que faz julgar e dirigir na direção de seus hábitos, de suas ideias, segundo seu caráter e permite a você de dar, não banalmente e ao acaso, uma indiferente reprodução plástica ao alcance do ultimo servente de laboratório, mas a semelhança mais familiar e a mais favorável, a semelhança intima.” Félix Nadar – 1857

  1. Ementa: Workshop tem como proposta, oferecer os alunos a desenvolverem através de estratégias técnicas e conceituais, um Projeto Autoral ou Ensaio Pessoal, bem como a colocá-lo em contato com as diversas problemáticas da fotografia contemporânea.
  2. Metas: Através de estudos teóricos sobre a metodologia de trabalhos de alguns importantes fotógrafos ensaístas nacionais e estrangeiros, e aplicações praticas, além de participações em conferências remotas durante o programa de aula com fotografos convidados. Elaborar para o final do curso, um ensaio fotográfico, do qual será transformado em uma exposição individual ou coletiva de peguemos grupos a serem exibidas em Salvador ao longo do semestre ou ano seguinte. Durante o curso cada aluno será́ orientado por um fotografo convidado.
  3. Programa de aula:
    • Estruturação de projeto fotográfico;
    • Diferentes linhas de fotografia, como: retrato, natureza, arquitetura, fotografia de rua e análise da linguagem fotográfica;
    • Análise e proposta de projetos;
    • Elaboração de projeto;
    • Curadoria, o que é?;
    • Produção e análise de material com orientação;
    • Edição e apresentação dos projetos realizados no curso.

Fotógrafos estudados:

Nacionais

Adenor Gondin;
Cristiano Mascaro;
Márcio Vasconcelos;
Miguel Rio Branc;
Mario Cravo Neto;
Claudia Andujar;

Estrangeiros

André Kertez;
Brassai;
Eugene Atget;
Even Bavcar ;
Henri-Cartier Bresson ;
Julia Margareth Camerun;
Nan Goldin;
Robert Frank;

  1. Programação: (10 encontros)
  2. Apresentação do curso (programa; avaliação; filmografia; bibliografia; etc.)
    Goldin, Nan
    1996 – The ballad of sexual dependency, do livro do mesmo nome. É o diário que deve ser lido por todos. Tradução de Pina caíres – 2004.
  3. Introdução:
    • A fotografia e a representação do “outro”.
    • A fotografia e os resgates das culturas.

Andujar, Claudia
2003 – Entrevista cedida para a revista FOTOFAGIA no 4, ago, set, out de 2003
Gil, Wagner
1999 – “O americano” uma pequena biografia sobre o fotografo ROBERT FRANK. Tradução: Carlos Moreira, Ralph Thomas, Regina Garrido e Wilma Yadiku.

  1. Apresentação dos temas:
    • Mostra individual das propostas de projetos;
    • Definição das metas;
    • Encontro remoto com fotografo convidado.
    Bravo, Revista – Artes Plásticas: A fotografia entre a arte e o jornalismo. Pág. 84 a 89 – Bravo, Editora D’Avila – dezembro de 2003 no 75 – ano 07.
    Burke, Peter
    1998 – A arte de ler retratos. Tradução: José Marcos Macedo; pé biográfico. Paginas 3-5.
  2. Análise das primeiras fotografias produzidas.
    Nakagawa, Rosely
    1996 – Carlos Moreira, entrevista realizada em março de 1996.
    Hansel, Célia
    1983 – Robert Doisneau – Extraído do livro “Trois secondes d’eternité”, foi um dos principais fotógrafos da França e do mundo, sua exposição esteve no Brasil em maio de 1983.
  3. Atividade livre e orientada para a produção do projeto.
    Andrade de, Rosane
    2002 – Fotografia e Antropologia : Olhares fora – dentro – Ed. Estação Liberdade – Editora da PUC – SP, “ 1 – A Maquina de roubar almas” pg. 33 / 64 Bavcar, Evgen
    2003 – O fotografo cego – modulo de entrevistas: Danielle Pinto – São Paulo, 2003.
  4. Apresentação do pré-ensaio.
    • Cada aluno apresentará em texto, a estrutura seguida e a ser seguida com 10 imagens sobre o seu projeto.
    Nakagawa, Rosely
    1996 – Cristiano Mascaro – Entrevista durante a montagem da exposição e lançamento do livro “Luzes da cidade” MASP – 24 de abril de 1996.
  5. Atividade livre e orientada para a produção do projeto.
    Baudrillard, Jean
    1999 – Revista República – abril de 1999 – ano 03 – no30 – Nem Salgado nem Cartier Bresson – Entrevista por Sheila Leirner pg. 88 a 97.
  6. Análise das primeiras fotografias produzidas – bate papo com fotografo convidado.
  7. Atividade livre e orientada para aprodução do projeto.
    Kossoy,Boris
    2003 – Revista Fotofagia no 03, mai, jun, jul de 2003.
    Salgado,Sebastião
    2000 – Entrevista concedida para o fotógrafo Carole Naggar em 29 de mar 2000.
  8. Avaliação final das atividades.

Textos extras.

  1. Entrevista com Evandro Teixeira, por Danielle Pinto – 2004.
  2. O futuro e a cultura das imagens – Vilém Flusser – publicado na revista Íris Fotos em março de 1983.
  3. As relações futuras do homem com a máquina – Stefania Bril – Artigo publicado na revista Íris Foto em janeiro de 1986.
  4. O instrumento do fotógrafo ou o fotógrafo do instrumento? Vilém flusser – Ensaio publicado na revista Íris Fotos em agosto de 1982.
  5. “Dada é liberdade artística de pensar” Man Ray – tradução de Pina Caíres.
  6. Arqueologia da imagem – Revista Paparazzi no 80 – ano 2000.

Bibliografia

  1. A câmara Clara Barthes, Roland – Ed. Nova Fronteiras, RJ, 1984.
  2. Fotografia, A poética do banal Humberto, Luis – Editora Imprensa Oficial – Editora UNB – São Paulo – 2000
  3. Ensaios sobre a Fotografia Sontag, Susan – Editora Erbor Ltda – Tradução Joaquim Paiva – 2a edição
  4. O que é fotografia Kubrussli, Cláudio – Ed. Brasiliense, Col. Primeiros Passos SP – 1982.
  5. Yanomami Andujar Claudia, ed. DBA 1998 – curadoria de Orlando Azevedo – 2a Bienal de Curitiba.
  6. Diante da dor dos outros Susan, Sontag – Ed. Companhia das letras- tradução de Rubens Figueiredo, 1a reimpressão – 2003.
  7. A fotografia no império Vasquez, Pedro Karpa, Ed. Jorge Zahar editor, Col. Descobrindo o Brasil, 2002.
  8. O Ato Fotográfico e Outros Ensaios Dubois, Philippe., ed. Papirus, 1994 – Campinas, SP:.
  9. Panorama da Fotografia no Brasil Fernandes Junior, Rubens. Labirinto e Identidades:, São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
  10. Memórias do Brasil Bavcar, Evgen ed. Cosac& Naify – Mariantonia centro universitário – organização de Elida tessler e João Bandeira – 2003.
  11. República, Revista Abril de 1999 – ano 03 – no30 – Nem Salgado nem Cartier Bresson – entrevista por heila Leirner pg., 88 a 97.
  12. A arte de ler retratos Burke, Peter. São Paulo. Caderno Mais!. Jornal Folha de São Paulo. 29/11/98.
  13. Fotografia e Antropologia – Olhares fora – dentro. Andrade, Rosane de – Ed. Estação Liberdade – Ed. da PUC –SP- 2002
  14. Fotofagia, Revista no 03 – 04, Editora Eólica – São Paulo – SP – maio a out de 2003 Sheila Leirner pg., 88 a 97.

*Marcelo Reis, vive e trabalha em Salvador, é fotografo desde 1992. Jornalista, DRT-BA 5300, Diretor do Instituo Casa da Photographia e do Festival A Gosto da Fotografia, foi Coordenador da Oficina de Fotografia artesanal da Fundação Pierre Verger, Grupo Giro dentre outros, e professor de fotografia desde 1996, além de escrever sobre teoria da fotografia é curador de exposições, atualmente é Coordenador de Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fucenb.

Durante o curso cada aluno será orientado por um fotografo convidado.
Máximo 10 participantes por grupo, o aluno deverá apresentar uma proposta de ensaio no início do curso, a ser desenvolvido durante as aulas.

Investimento: 30 horas aulas – R$ 400,00, a vista ou 3 de R$ 150,00 em cartão
Curso com certificação.

Instituto Casa da Photographia,

Rua General Labatut, 58, Barris, Salvador, Bahia
http://www.casadaphotographia.com
institutocasadapgotographia@gmai.com
WhatsApp: 71.98353.8899